Qualidade para quem aprende... Dignidade para quem ensina...

Secretaria Municipal de Educação de Bragança

13 de Maio, 470, bairro Centro
Bragança, Pará
68.600-000
(91) 3425-2977
semed.braganca@hotmail.com

ESCOLA ESPERANÇA NA FAZENDA DA ESPERANÇA

13/03/2013 13:07

           

“A DROGA É UM MAL E AO MAL NÃO SE DÁ TRÉGUA”  (Frase do Papa Emérito Bento XVI quando da sua vinda ao Brasil em 2007)

“FAZENDA DA ESPERANÇA: vivência comunitária, vida no trabalho e espiritualidade” (Pe. Afonso)

            FAZENDA DA ESPERANÇA é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. O trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam livrar-se das drogas e do álcool.

            A primeira comunidade surgiu em Guaratinguetá, interior de São Paulo, e hoje, 30 anos depois, já possui 90 casas pelo mundo afora. Ela ficou ainda mais conhecida no mundo depois da visita do Papa Emérito Bento XVI na comunidade das Pedrinhas, na cidade onde nasceu esse trabalho no interior de São Paulo.

            Em Bragança tem também a Fazenda da Esperança, fica na comunidade do Japetá e tem como coordenador local Padre Afonso.

            A equipe técnica da SEMED esteve em reunião administrativa na instituição e foi assinada a renovação do convênio para oferta de escolaridade aos cidadãos que estão em processo de recuperação do uso de drogas – EJA (Educação de Jovens e Adultos) Multisseriado – ofertado na modalidade de forma a assegurar a continuidade dos estudos após a saída do interno. A coordenação do referido programa tem a frente a pedagoga Vandithelma, os trabalhos da secretaria Edivan Santos e os professores Ney Guilherme – Multisseriado, Julio – Língua Portuguesa, Naira Leite – Língua Inglesa e Artes, Raimundo Freitas – Educação Religiosa e Geografia, Leonardo de Oliveira – Educação Física, além de Maria Rita, Cristina Silva e Benedito Valdelino.

 

Veja mais fotos na Galeria.